Paulo Antônio recebe Secretário Estadual de Saúde para abertura do 4° CIR Ilha do Bananal

07/06/2018 às 9:54 - Saúde

Nesta manhã de hoje (07), o Prefeito Paulo Antônio recebeu o secretário estadual de saúde Sr. Retano Jaime em Alvorada. O motivo da vinda do secretário estadual foi para a abertura da 4° Comissão Intergestora Regional (CIR) Ilha do Bananal aonde foi tratado assuntos de suma importância para a saúde Municipal e Estadual.

“Um projeto de grande importância que estamos sendo contemplado é o Opera Tocantins. O governador Mauro Carlesse vendo a situação em que a saúde do nosso estado se encontra e esse projeto foi criado para zerar as filas de cirurgias e as filas de espera. Um problema antigo que estamos vendo a possibilidade de tudo se solucionar e acabar com essa situação” disse o secretário municipal de saúde Roberto Sampaio.

O secretário estadual elogiou a forma de atuação da secretaria municipal de saúde e falou que a parceria em conjunto com a prefeitura que facilita no desenvolvimento e na solução dos problemas.

“Sabemos que em certos municípios a situação não é fácil devido á alta demanda ou até mesmo em função da gestão que está atuando. Me deparei com municípios que limitam a quantidade de atendimento e ali permanece, não trabalham buscam inovar, isso não pode ocorrer e aqui em Alvorada vemos uma reação oposta dessas situações. Estão de parabéns, desde o trabalho em conjunto da prefeitura com a secretaria e os termos que se relacionam na infra estrutura e a dedicação para com a população”, finalizou o secretário estadual de saúde Renato Jaime

Segundo o prefeito Paulo Antônio, os trabalhos da sua gestão é para tornar Alvorada centro de referência na saúde no sul do estado.

“Vamos lutar sim, para fazer da fala do Secretário Estadual SR. Jaime, uma referência em saúde pública. Essa integração é muito importante para que a gente possa discutir a saúde não só de Alvorada, mas de toda a região. Essa área é prioridade na nossa gestão e esse esforço vai viabilizar melhorias na nossa assistência” disse o prefeito Paulo Antônio.

Segundo o prefeito, os investimentos na área da saúde não será deixada como último plano e sim como o principal em sua lista de trabalho e da administração.

CIR

A Comissão Intergestores Regional – CIR é uma instância de cogestão no espaço regional com o objetivo de constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o estado para constituição de rede regionalizada, pactuando de forma consensual a definição das regras da gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde – SUS, composta por representantes da SESAU – TO e de todos os secretários municipais de saúde da região.  Cabe às CIR a pactuação,  organização e o funcionamento em nível regional das ações e serviços de saúde integrados na rede de atenção à saúde – RAS.

A CIR – TO foi instituída pelo Decreto 7.508/11, tem suas competência definidas na Resolução CIT n.º  001/2011  e aprovada sua conformação através da Resolução CIB-TO n.º 161 de 29 de agosto de 2012. Considerando que a regionalização é uma diretriz constitucional, é de fundamental importância a existência dessa ferramenta de integração entre todos os gestores públicos, para a discussão dos desafios da saúde e elaboração de intervenções que tragam melhorias na operacionalização de ações e serviços no âmbito regional.  Além disso ainda cabe a CIR colaborar com a organização do SUS no Estado, para cumprir seus objetivos maiores, de aperfeiçoar a universalidade da saúde, garantir a integralidade da assistência e obter a equidade de acesso às ações e serviços de saúde entre as diferentes regiões do Estado.

O Tocantins possui 08 regiões de saúde e em cada região sua CIR .Cada CIR possui um Regimento Interno que estabelece os fluxos e a operacionalidade da referida Comissão. (Fonte: Governo do estado do Tocantins)