Secretaria do Municipal do Meio Ambiente Realiza o dia D de Prevenção as Queimadas e Combate a Incêndio.

19/07/2018 às 17:10 - Meio Ambiente

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceiria  com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Secretaria Municipal de Agricultura, Grupo Raiz da Terra, Ruraltins e Sindicato Rural de Alvorada, realizou nessa Quinta-Feira, (19/07/2018), o dia D de Prevenção e combate as Queimadas e Incendio. Levando o conhecimento à todos e na mesma opotunidade, vamos capacitar os interessados a realizar um curso de Brigada para atender e prevenir todos contra as Quiemadas.

A realização foi na Sede do P.A Fortaleza 1, que fica na zona rural do municipio de Alvorada. O intuito é evitar danos contra a nossa natureza por isso viemos apresentar a zona rural meios tecnicas que podem evitar grandes danos a natureza

O Secretário Mun. de Meio Ambiente Frisou: A população deve evitar a utilização das queimadas para a limpeza de terrenos sobre quaisquer circunstâncias. Além de causar impacto ambiental relevante, a propagação da fumaça gerada pode fazer com que esse fogo tome proporções incontroláveis, e cause danos ao patrimônio do próprio gerador, e de terceiros. Para isso não acontecer, é fundamental utilizar os métodos corretos para a limpeza de terrenos e lotes, como as capinas e roçagens. Nessa época, fogos de artifício e bitucas de cigarro também são mais perigosos e podem desencadear queimadas” Finalizou o Secretário.

A Secretária de Agricultura Andriana, falou dos cuidados e conquistas da categoria:

"É fundamental a colaboração da população para ajudar a coibir esse tipo de crime, ajude a cuidar de nossa cidade, denuncie quem estiver colocando fogo em terrenos e margens das estradas, fazendo queimadas de lixos e colocando fogo em pastagens particulares causando grandes danos e prejuízos aos produtores. Hoje os pequenos, medios e grandes produtoderes pode contar com o nosso apoio'. Disse Andriana.

Esteve presente o Prefeito Municipal Paulo Antônio que fez uso da palavra e Ressaltou:

" Hojo o momento é de falar sobre prevnção da natureza, que é o tema mais abordado e fundamental nesse nosso encontro. Mas também irei quebrar um pouco o protocolo e falar sobre nossas conquistas que vai beneficiar todos os pequenos e grandes agricultores. Foram frutos de nossas caminhadas hoje voês pode contar com: Um trator, uma Grade Aradora, Uma Carreta Agrícola e de 3 poços artesianos que será implatado para atender e tirar da dificuldade na seca.  Isso é fruto de nossas caminhadas no Governo estadual e em Nossos Representante no Congresso Federal. E grandes conquistas ainda estão por vir, por que  de nada adianta querer lutar só, sabemos e já ficou provado que a união faz toda a diferença, por isso pode contar com nossa administração, que estamos aqui para servir". Finalizou o Prefeito.

O representande da Defesa Civil, João Carlos Lopes, relatou sobre os cuidados e prevenções:

"Nesta época de seca e ventos constantes, a profileração de incêndios é mais constante. Por isso, a população deve evitar colocar fogo em terrenos, pastos, lixos e quintais. Essa atitude pode provocar incêndios de grandes proporções.Quem realiza queimada de qualquer tipo, se for flagrado, pode ser autuado. Pela legislação municipal, esse tipo de ato é crime. A população pode ajudar denunciando para a  Secretaria de Meio Ambiente e  por meios dos telefones:(63) 3353-2482, IBMA: 0800 61 8080, SEDAM: 0800 647 1150 BOMBEIROS: 193 NATURATINS: 0800 631 155 ou DEFESA CIVIL: 199. Durante a campanha, além dos cartazes que serão afixados em prédios públicos, como escolas e unidades de saúde, as orientações também serão afixadas em ônibus e distribuídos panfletos casa a casa, durante as visitas dos agentes de saúde.As queimadas, além de poluir o ar e causar danos à natureza, também podem ocasionar uma série de doenças.