Prefeitura auxilia produtores rurais com Patrulha Agrícola

15/01/2019 às 10:57 - Agricultura

Os pequenos produtores rurais do Assentamento PA Fortaleza I, receberam os serviços de tratores e implementos agrícolas oriundos da Patrulha Agrícola do Programa Terra Forte.
    Nas últimas 2 semanas foram atendidas todas as solicitações das famílias do Assentamento Fortaleza que fazem parte do município de Alvorada.
    Os tratores e implementos foram disponibilizados para favorecer o preparo do solo e plantio, potencializando a produção de grãos e cereais e otimizar produção de pastagens, impactando diretamente no desenvolvimento social e econômico dessas famílias, ao passo que produzirão alimentos para subsistência e possibilidades de geração de renda com produção excedente incluindo a participação na entrega dos produtos nos programas como PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
    É importante salientar que com o uso dos tratores e implementos, os produtores da agricultura familiar aumentarão, sobretudo a capacidade produtiva de suas propriedades. O programa visa reestruturar, fortalecer e modernizar a atividade agrícola, inserindo progresso econômico, social sustentável para os agricultores, com auxílio de tecnologias agropecuárias.
    Segundo a Secretária de Agricultura e Pecuária, Andriana, desde o início da gestão, as famílias do assentamento, as famílias da agricultura familiar e pequenos produtores rurais, estão sendo atendidos e beneficiados. “O atendimento aos produtores rurais é um investimento necessário e permanente, pois tem impacto direto na evolução produtiva das propriedades e nas questões sociais e econômicas das famílias.” Acrescenta, “o município de Alvorada conta com mais de 100 propriedades caracterizadas como da agricultura família, assentados e pequenos produtores; o favorecimento da patrulha agrícola estimula as atividades de agricultura e pecuária e potencializa a economia municipal. A cada ano agrícola a Secretaria de Agricultura e Pecuária buscará os resultados alcançados com o uso dos tratores e implementos, bem como a evolução produtiva e econômica social das famílias a fim de aprimorar as ações e potencializar a cada ano a produção.”.
    O agricultor José Raimundo, 58 anos, utilizou os serviços na terça-feira (15) para a produção de silagem de milho. Esta é a terceira vez que ele usa os maquinários oferecidos pelo programa. “Eles oferecem respaldo para o trabalho, que você não saberia agir sozinho. Graças a Deus que o prefeito Paulo Antônio incentiva a agricultura e tem essa iniciativa”, disse. Com o Patrulha Agrícola, Raimundo teve uma economia de cerca de 40%, caso contratasse os serviços de empresas privadas.

O atendimento dos agricultores familiares do munícipio está a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Transportes em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Pecuária, onde são responsáveis pela execução e acompanhamento das atividades realizadas com os tratores e implementos agrícolas nas propriedades rurais. Através do levantamento e cadastro das propriedades da Agricultura Familiar, é realizada a programação e cronograma de uso dos tratores e maquinários, de acordo com necessidade de uso, levando-se em consideração, época de preparo de solo, práticas culturais, plantio e colheita da produção.