VII Conferência Municipal de Assistência Social

08/06/2017 às 10:29 - Social

Na última terça-feira (06/06), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS) em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), realizou a VII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Alvorada – Tocantins, com o objetivo de analisar, propor e deliberar as diretrizes para a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A abertura oficial foi a partir das 9hrs, com a composição da mesa de autoridades, com o Padre Vanderlan, o Presidente do CMAS Wnilton Tavares, o Vereador Djacy Ferreira, o Vice - Prefeito Terra Seca, o Prefeito Paulo Antônio, a Primeira Dama Liliane Meireles, a gestora da Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (SETAS) Coronel Patrícia Rodrigues do Amaral, o Secretário da Saúde Roberto Sampaio, o Vice - Presidente do CEAS Aguinaldo Humberto Leal, a Secretária Municipal de Assistência Social de Alvorada Adriene Gomide e o Vereador Ney China.

O Prefeito Paulo Antônio falou sobre as mudanças na Ação Social de Alvorada. “A ação social de Alvorada será transformada. O governo do estado é um grande parceiro nosso, e graças a essa parceria nós vamos poder fazer um trabalho diferenciado em Alvorada”, afirmou em fala o prefeito de Alvorada.

A gestora da Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (SETAS) Patrícia Rodrigues do Amaral, falou sobre a conquista dos direitos dos usuários. “Criamos uma legislação forte através do Plano Nacional de Assistências Sociais, não é apenas Alvorada hoje que está nessa linda festa, todos os municípios do Brasil estão reunidos para fazer este momento com o tema escolhido “Garantia de Direitos”, se a gente está garantindo esse direito é porque não queremos perdê-lo, e porque já foi conquistado”, explicou.

Na oportunidade a psicóloga Giselle, fez a leitura da minuta interna e após a leitura a palestrante e Assistente Social do CREAS de Palmas Maria Delurdes Rodrigues Rocha, deu início a VII Conferência Municipal de Assistência Social. Reforçando a importância de se discutir a assistência em âmbito local e traçar metas para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados aos usuários.

Foram organizados trabalhos em grupo com a participação dos usuários, assistentes sociais, entidades e organizações ligadas à assistência e pessoas interessadas nas questões relativas à área. A participação em massa dos idosos, foi de extrema importância para o evento. Os idosos participaram do debate e ajudaram na elaboração de propostas para melhorias na execução dos seus direitos.

A Escola Municipal Professora Filomena Rocha Soares, fez uma apresentação de uma peça teatral durante o evento. A peça foi sobre a reciclagem e cuidados que devemos ter com o meio ambiente.

Na etapa final da Conferência cada localidade deve sugerir propostas para serem desenvolvidas pelo estado, pelo município e pela união. Foram eleitos delegados, dois do governo e dois da sociedade civil, para representarem o município na Conferência Estadual que será realizada na cidade de Palmas em outubro.