A Prefeitura de Alvorada por meio das Secretarias do Meio Ambiente, Infraestrura e Saúde, entrega Kits de segurança para os catadores de materiais recicláveis de Alvorada.
A Prefeitura Municipal cumpre a Lei Federal 12.305, que determina as prefeituras e governos apoiarem cooperativas e associações de catadores. A gestão Municipal compreende a importância do trabalho que é feito pelos catadores no município e com isso mantem a parceria com à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Alvorada.
Por meio da coleta de lixo e sua venda para reciclagem, os catadores realizam um serviço de utilidade pública, uma vez que diminuem a quantidade de materiais, os quais, se descartados, ocupariam aterros e lixões, aumentando o volume de resíduos e diminuindo a vida útil desses espaços destinados ao descarte.
Estes trabalhadores se encarregam da coleta, separação, transporte de resíduos sólidos, que antes eram apontados como inúteis, agora é considerado mercadoria.
O Secretario de Infraestrutura e Transporte, Alceni Neto explicou aos catadores sobre a importância dos kits, “o prefeito Paulo Antonio mais uma vez mostra que apóia e se preocupa com as famílias que trabalham na coleta de material reciclado”, disse.
Na oportunidade, o Secretario Municipal de Meio Ambiente, Nilton Tavares disse: “É muito importante estes kits, pois os catadores trabalham diretamente no lixo que vem da cidade e há muito material cortante, principalmente vidros e metais. Quero aproveitar a oportunidade e pedir à população que antes de descartar o lixo de casa, que faça uma separação do lixo orgânico, conhecido por lixo úmido, do lixo reciclável, ou seco. Isto ajuda e muito aos catadores a ter mais qualidade de material para a reciclagem e mais segurança” Finalizou.
Outra medida de segurança esperada pelos catadores é quanto ao descarte de vidros quebrados e de outros materiais que possam ferir e cortar os catadores, no meio do lixo das residências. Eles pedem que este tipo de material seja entregue separado do lixo comum. "È fundamental a colaboração da sociedade na classificação e destinação dos residos em seus domicílios, pois, continuem colaborando conisco. E também da grande parceria da com Defesa Civil de Talismã na pessoa do SR. João Carlos Lopes, que sempre nos dar o suporte técnico" ponderou Marcelo, Representante da Associação.