Na manha desta quarta-feira 18, a Prefeitura de Alvorada, por meio da Secretaria de Municipal de Saúde, reuniu-se com dirigentes, gestores e especialistas em saúde do município e da rede estadual, para criar o Comitê de Municipal de Enfrentamento ao novo Coronavírus.
O comitê será composto por especialistas e técnicos, que definirão em tempo hábil, a melhor forma de divulgação, esclarecimentos e orientações sobre a doença à população, que serão divulgadas em breve. O comitê foi criado também para combater notícias falsas (fake news) que estão sendo veiculadas, principalmente nas redes sociais.
Além da criação do comitê, o encontro discutiu plano de ação, estratégias, ações preventivas e fluxo de atendimento e acolhimento de pacientes com suspeita da doença na cidade, dentro do contexto de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade e levam em consideração a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de Pandemia.
A reunião contou com presença do Prefeito Paulo Antônio, do Secretário Municipal de Saúde Alano Odesto, do Diretor do Hospital de Referência de Alvorada Sidoman Ribeiro Neves, médicos, enfermeiros, odontólogos, farmacêutico e demais profissinais.
Ficando acordado na reunião a supensão dos atendimentos ambulatorias e cirurgias eletivas temporariamente no Hospital de Referência prosta pelo o diretor do hospital. E o secretário de saúde também suspendeu os atendimentos odontológico, visto a alta exposição ao fator biológico destes profissionais. Ficando assim, apenas os atendimentos de urgência de odontologia. Também ficou decidido que as consultas médicas se restrigirão a casos de Urgência e Emergência e aos quados de sintomáticos respiratórios, sendo o enfermeiro classificador de riscos destes pacientes. Pedidos e avalições de exames, consultas de rotina, encaminhamnetos para especialidades e Interrupição da pesagem dos beneficiários do programa bolsa familia estão suspensas.
Todos os profissinais de saúde fará uma força tarefa para que as pessoas imunossuprimidos, portadores de doeças crônicas e idosos permaneçam em casa, auxiliando-nos na renovação de receitas e buscas dos medicamentos através dos ACS`s.
O encontro foi lavrado e ficando assim a comissão: Alano Odesto Figueiras Fagundes (Médico e Secretário de Saúde), José Paulo Tosta Barbosa Junior (Odontólogo da ESF), Sindoman Ribeiro Neves (Diretor Geral do HRAT), Ana Paula de Alcântara (Diretora de Efermagem do HRAT), Jéssica Castro Pereira (Enfermeira Coord. do Sintomático Respiratório), Cintia Bretas (Médica Peatra no HRAT), Rafael Vernier (Farmacêutico da Farmácia Básica Municipal e HRAT). Está comissão se empenhará nas ações de enfretamento ao novo Coronavirus.