Alvorada e Talismã no combate as queimada.
Alvorada e Talismã, se juntam para o combate as queimadas, realizando visitas, mapeando áreas de risco, e ministrando capacitação dos Brigadistas da Brigada Anjos da Selva que atendem ambos os municípios e pode colaborar em qualquer missão que forem designados. A equipe é formada por brigadistas, produtores rurais e vizinhos. A sede das ações é a Fazenda Torlana, município de Talismã e faz divisa com a área de domínio da TO 296 no Km 18. Tipo de vegetação, pastagem (acrópole), vegetação nativa e terreno de difícil acesso (montanhoso).
Os profissionais vão se reunir na Defesa Civil de Talismã, aprender sobre distanciamento social durante o treinamento e os possíveis combates que virão. Também serão orientados sobre os demais cuidados com a pandemia. Passarão pela pesagem, medidas (tamanho) e conferência da pressão arterial. Receberão um kit de lanche individual, embarcarão no ônibus com capacidade para 50 lugares e seguirão para a Zona de Segurança definida pela organização. Será utilizada a técnica da ViCaroZe, prática está usada no Serviço Florestal Americano.
Serão eleitos três líderes pela organização, que já possui experiências de combate, onde os mesmos escolherá seus 04 auxiliares por meio de sorteio, para compor seu grupo de trabalho que é formado por 05 elementos.
Cada Grupo de Trabalho receberá:
02 bombas costais cheia de água;
01 abafador;
01 foice,
01 enxada e
01 garrafa térmica.
Receberão instruções em um mapa geográfico da região, percorrerão uma área com condições adiversas em uma distância média de 06 km. Ao chegar na zona de segurança receberá orientações sobre o triângulo do fogo, método de propagação, extinção, tipo de incêndio florestal, coordenadas geográficas, temperatura, velocidade do vento e umidade relativa do ar.
Cada grupo receberá uma missão envolvendo todas as orientações repassadas. Os brigadistas vão fazer o reconhecimento da área com base no mapa ofertado pela organização. A logistica será oferecida pela Prefeitura de Talismã.
No período da tarde serão desenvolvidas várias ações de prevenção e combate: aceiro com lâmina, gradiado, capinado, roçado, resfriado e negro.
A Brigada Anjos da Selva tem por objetivo desenvolver uma nova técnica de prevenção e Combate no menor tempo e com eficiência.
A forma de prevenção e combate se faz necessário devido ao grande volume de material combustível e a pandemia.