08/11/2017 às 11:13 - Saúde

Nesta terça-feira (07), iniciou-se em Alvorada Tocantins, as ações da Semana Nacional de Mobilização dos Setores da Saúde, Educação e Assistência Social no combate ao Aedes Aegypti. Foi realizado um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti mosquito transmissor da dengue, com objetivo de realizar a limpeza urbana e promover a sensibilização das pessoas. A campanha é realizada pela Administração Municipal em parceria com Secretaria da Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretária da Educação juntamente Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Inciativa que também visa conscientizar moradores sobre a importância do combate aos focos do mosquito. A Prefeitura de Alvorada intensifica as ações de combate à dengue com a realização do mutirão de limpeza em diversos bairros do município. Os trabalhos começaram segunda-feira, 07 de novembro, pelos bairros da cidade. O mutirão prossegue até o dia 10 de novembro. As áreas escolhidas são aquelas onde há maior incidência de focos do Aedes Aegypti. O objetivo é eliminar os locais de reprodução do inseto, impedindo a propagação da doença.

Uma das ações da campanha de combate à dengue que é a retirada do lixo acumulado nas casas, eliminando possíveis focos e, ao mesmo tempo, promovendo a conscientização da população para evitar a proliferação do mosquito. Por isso, a importância da colaboração do morador. O combate à dengue deve ser uma ação contínua, realizada todos os dias. Com isso, a Prefeitura orienta que os moradores permitam a entrada dos agentes de saúde e endemias, devidamente identificado, dentro da casa. E ainda esta ação e uma parceria da Secretária da Sáude, Secretaria da Educação, Secretária da Assistência Social. Além dos mutirões estão sendo  realizada palestra sobre a importância da prevenção contra a Dengue e a Febre Chingunya ao mosquito da Dengue.  A enfermeira Maysa juntamente com a equipe Agente de Controle e Combate a Endemias do  Núcleo de Estratégia da Saúde da Família (NASF), realizaram palestra de conscientização e prevenção nas Escolas Municipais e nos grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) de Crianças e Adolescentes e com o grupo de idosos do CRAS.