Abertura Oficial do Plantio da Safra de Grãos 2017/2018

13/11/2017 às 15:07 - Agricultura

Na manhã desta segunda-feira (13/11), na Fazenda Conquista situada no município de Alvorada Tocantins, foi realizada a abertura oficial do plantio da safra de grãos 2017/2018. A solenidade contou com a presença do Prefeito Paulo Antônio, da Primeira Dama Liliane Meireles, da Governadora, em exercício, Cláudia Lelis, do Secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros e do Subsecretário da Agricultura do Estado de Tocantins Romison Parente e vários produtores rurais.

A Governadora Cláudia Lelis reafirmou o compromisso do Governo do Estado com o agronegócio e o homem do campo, especialmente com os pequenos produtores. "Por meio das ações do Instituto Rural do Tocantins (Ruraltins), temos ido ao campo apoiar os nossos produtores com informações e orientações para diminuir os entraves, facilitar o acesso ao crédito e aumentar o número de produtores e famílias beneficiadas pelas linhas de crédito disponibilizadas pelo Governo Federal", disse a governadora.

O Prefeito Paulo Antônio afirma ser de extrema importância a manutenção das estradas rurais. “É intenção nossa manter as estradas em boas condições para o fluxo da produção e trânsito dos moradores da zona rural. Essa foi uma promessa de campanha nossa e, dentro do possível, estamos cumprindo. Todos sabem da importância que agricultura de nosso município tem no desenvolvimento da região”.

O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, destacou a importância das obras que o Governo do Estado vem desenvolvendo no Tocantins e que fortalecem a produção. "Incansavelmente, estamos recuperando nossas rodovias e estradas vicinais. Entre os objetivos dessas obras, está facilitar o escoamento da produção. Também temos demandado, com o Governo Federal, apoio para o nosso Estado. Já somos referência no Plano ABC [Agricultura de Baixa Emissão de Carbono]", apontou.

O produtor de soja e proprietário da Fazenda Conquista, José Alexandre Salmazo, está confiante com o resultado da safra de grãos que começou a ser plantada. "Nossa expectativa é de que, este ano, possamos ter uma boa safra. Em 2016, o Estado sofreu com a questão da seca, mas para 2017, as nossas expectativas são as melhores", ressaltou.

Os recursos do Plano Agrícola para o segmento Agricultura Familiar no Tocantins são operacionalizados pelo Governo do Estado, por meio do Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e instituições privadas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que estão sempre no campo, apoiando os produtores com informações e orientações para diminuir os entraves, facilitar o acesso ao crédito e aumentar o número de produtores e famílias beneficiadas pelas linhas de crédito disponibilizadas pelo Governo Federal.

Para o ano agrícola 2017/2018, especificamente no Tocantins, será disponibilizado cerca de R$ 400 milhões em crédito, que podem ser financiados pelos agricultores familiares pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com taxas que variam entre 2,5% e 5,5% ao ano.