As UBS de Alvorada Tocantins realiza Campanha Novembro Azul

01/12/2017 às 15:40 - Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, os Técnicos de Enfermagem em parceria com o Colégio Estadual de Alvorada realizou nas UBSs de Alvorada Tocantins, a Campanha Novembro Azul. Iniciou - se nessa última semana de novembro do dia 27 de novembro ao dia 01 de dezembro, atendimentos médicos e odontológicos. Só na data de hoje (01/12), foi colhido mais de 200 exames de sangue. Desses exames foram liberados não só o PSA mas o Liptograma, EAS, Glicemia, Função Renal, Função do Fígado, Ácido Úrico, Exame de Fezes e Urina.

A Campanha Novembro Azul intensifica neste mês a prevenção e o tratamento da saúde do homem, em especial contra o câncer de próstata. Segundo o site hospitais do Brasil no dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o segundo câncer que mais mata homens no Brasil. No geral, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens.

Todo o trabalho foi centralizado na UBS Raimundo Rosa e todos os médicos, técnicos de Enfermagem e toda a equipe participaram dos atendimentos. Contamos com a presença de todos os funcionários da Saúde, o Secretário da Saúde Roberto Sampaio, o Prefeito Paulo Antônio e o Diretor de Saúde Dalmir.

As Técnicas de Enfermagem fizeram palestras sobre "Orientação de Saúde", falando sobre algumas doenças prevalentes na saúde do homem e os cuidados e prevenções tanto como o Câncer de Próstata como Diabetes, Tuberculose e Hanseníase.

Foram distribuídos mais de 300 kits para os homens atendidos na ubs, no kit vinha a camiseta, a toalha e o copinho do novembro azul. Todos os homens que foram até a unidade receberam esse kit.

Com a participação massiva do público- alvo, que era o público masculino podemos dizer que a Campanha foi um sucesso. Foram mais de 300 homens atendidos durante todos os dias.