Audiência Pública - Trabalho Infantil

08/12/2017 às 15:54 - Social

A Prefeitura de Alvorada por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveram no dia (08/12) uma audiência pública sobre a erradicação do Trabalho Infantil. O evento foi realizado na sala de Audiências do Fórum de Alvorada.

Ministrado pelo Senhor Jalson Jacomo do Couto Presidente do Fórum Tocantinense de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem – FETIPA. Crianças e adolescentes do SCFV fizeram uma linda apresentação cultural para dar início á Audiência Pública.

Esteve presente durante todo o evento a Primeira Dama Liliane Mireles, Conselheiros Tutelares, Conselheiros do CMAS, Secretários Municipais, Diretores, Usuários da Política de Assistência Social, Comerciantes, Crianças e Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
    O assunto abordado durante a programação foi a exploração ilegal de trabalho de crianças e adolescentes, assim como abordar a realidade do trabalho infantil no município de alvorada, suas causas e as estratégias para o seu enfrentamento.

“Este é um espaço de mobilização e articulação das entidades e órgãos parceiros com o objetivo de buscar uma interlocução com o governo local para pactuar metas e prazos para o enfrentamento do trabalho infantil. Propõe também mobilizar sociedade civil, escolas, crianças e adolescentes para discutir o enfrentamento ao trabalho infantil”, afirmou o Palestrante Jalson.

O Brasil tem sido bem-sucedido nas políticas adotadas para a erradicação do trabalho infantil, o qual tem declinado, de forma acentuada, desde o início dos anos 1990. Todavia, mesmo com os avanços registrados na última década, mais de 1 milhão de crianças de 10 a 14 anos, ou 6% do total, ainda trabalhavam no Brasil em 2010.

E para finalizar a Audiência Pública foi servido um saboroso coffee-break.