Alvorada é destaque em avaliação de Fluência Leitora dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental


O município aparece na 3ª colocação entre as cidades da região sul e na 13ª posição entre os 139 municípios do Tocantins.

Em resultado divulgado recentemente pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF) e pela Associação Bem Comum, a rede municipal de ensino de Alvorada alcançou avanços significativos na avaliação de fluência leitora dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental.

O diagnóstico mensura o desempenho da leitura no início da vida escolar e demonstra o compromisso da gestão municipal em promover investimentos na educação, além de evidenciar o comprometimento dos professores e de toda a comunidade escolar. Alvorada aparece na 3ª colocação entre as cidades da região sul e na 13ª posição entre os 139 municípios do Tocantins.

A avaliação, que acontece por meio do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), é aplicada individualmente e afere a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar de maneira fluida e com ritmo adequado para a sua faixa etária e pode ser um instrumento importante aos professores no planejamento das aulas.