Alvorada é destaque em avaliação de Fluência Leitora dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental
O município aparece na 3ª colocação entre as cidades da região sul e na 13ª posição entre os 139 municípios do Tocantins.

Em resultado divulgado recentemente pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF) e pela Associação Bem Comum, a rede municipal de ensino de Alvorada alcançou avanços significativos na avaliação de fluência leitora dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental.
O diagnóstico mensura o desempenho da leitura no início da vida escolar e demonstra o compromisso da gestão municipal em promover investimentos na educação, além de evidenciar o comprometimento dos professores e de toda a comunidade escolar. Alvorada aparece na 3ª colocação entre as cidades da região sul e na 13ª posição entre os 139 municípios do Tocantins.
A avaliação, que acontece por meio do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), é aplicada individualmente e afere a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar de maneira fluida e com ritmo adequado para a sua faixa etária e pode ser um instrumento importante aos professores no planejamento das aulas.
Compartilhar
Relacionadas

21 mar 2025
Dia Mundial da Água é celebrado na Escola Filomena com apresentações do projeto “Salve as Geleiras” inspirado no Ano Internacional da Preservação das Geleiras da ONU

20 mar 2025
Biólogo Roberto Queiroz conversa com as crianças do CMEI Liomar de Souza Barros sobre o uso consciente da água e a importância da preservação ambiental

19 mar 2025
CMEI Liomar de Souza Barros promove projeto de conscientização sobre o uso racional da água com foco na preservação ambiental e sustentabilidade do planeta

13 dez 2023