Alvorada é destaque em avaliação de Fluência Leitora dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental
O município aparece na 3ª colocação entre as cidades da região sul e na 13ª posição entre os 139 municípios do Tocantins.

Em resultado divulgado recentemente pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF) e pela Associação Bem Comum, a rede municipal de ensino de Alvorada alcançou avanços significativos na avaliação de fluência leitora dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental.
O diagnóstico mensura o desempenho da leitura no início da vida escolar e demonstra o compromisso da gestão municipal em promover investimentos na educação, além de evidenciar o comprometimento dos professores e de toda a comunidade escolar. Alvorada aparece na 3ª colocação entre as cidades da região sul e na 13ª posição entre os 139 municípios do Tocantins.
A avaliação, que acontece por meio do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), é aplicada individualmente e afere a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar de maneira fluida e com ritmo adequado para a sua faixa etária e pode ser um instrumento importante aos professores no planejamento das aulas.
Compartilhar
Relacionadas

27 ago 2025
CMEI Liomar de Souza Barros promove projeto “Tampinhas Solidárias” e une educação ambiental e solidariedade em Alvorada

20 ago 2025
Crianças do CMEI Liomar de Souza Barros visitam a prefeita Thaynara e aprendem a letra “T” de forma divertida

20 ago 2025
Alunos da Escola Municipal de Alvorada brilham em projeto de Literatura de Cordel

18 ago 2025