Biólogo Roberto Queiroz conversa com as crianças do CMEI Liomar de Souza Barros sobre o uso consciente da água e a importância da preservação ambiental


Na manhã desta quinta-feira, 20, o CMEI Liomar de Souza Barros promoveu uma conversa interativa sobre a importância da água com a participação do biólogo e professor Roberto Queiroz. A ação faz parte do projeto “A Super Água”, voltado à preservação ambiental, desenvolvida pela professora Eliete Gonçalves.

O biólogo utilizou uma linguagem adaptada ao público infantil e apresentou contextos em que a água se torna inutilizável aos seres vivos. Entre os exemplos, Roberto citou o rio tietê que possui água limpa e cristalina em sua nascente, mas quando chega na grande São Paulo está totalmente poluído pela ação humana.

“Essas crianças estão em fase de aprendizado e crescimento. Eles são os futuros protetores do meio ambiente. Com essas orientações terão condições de fazer bonito no futuro ajudando a cuidar do planeta. São sementes plantadas para serem colhidas em médio e longo prazo”, ressalta o biólogo.

Segundo a diretora do CMEI, professora e bióloga Patrícia Almeida, o objetivo do projeto é valorizar a água e disseminar uma agenda positiva de preservação ambiental. “Algumas atividades estão sendo realizadas com a presença dos pais. É a família e a escola trabalhando em prol de um mundo melhor”, explica a diretora.

Durante a conversa, Roberto inseriu os pequeninos no assunto com o apontamento de situações que estão próximas à realidade local. A intenção foi sensibilizar as crianças para que, no contexto onde vivem, não desperdicem ou poluam a água, pois não existe vida sem ela.

Estiveram presentes na ação o secretário municipal de Meio Ambiente, Nilton Tavares, a diretora da unidade escolar, professora e bióloga Patrícia Almeida, a pedagoga responsável pela área de projetos e formadora municipal do programa Alfabetiza Mais Tocantins, Denise Alline, a organizadora do projeto, professora Eliete Gonçalves, professores e monitores da escola.