Dia Mundial da Água é celebrado na Escola Filomena com apresentações do projeto “Salve as Geleiras” inspirado no Ano Internacional da Preservação das Geleiras da ONU


A ação objetivou aumentar a conscientização sobre as conexões críticas entre a criosfera, as mudanças climáticas, o ciclo da água, a economia, o meio ambiente e a sociedade.

Para celebrar o Dia Mundial da Água, os alunos da Escola Municipal Professora Filomena Rocha Soares se reuniram no pátio da unidade escolar, na manhã desta sexta-feira, 21, para realizar as apresentações do projeto “Salve as Geleiras” com foco na preservação ambiental e no aquecimento global.

O projeto é inspirado na Organização das Nações Unidas (ONU) que declarou 2025 como o ano internacional da preservação das geleiras para aumentar a conscientização sobre as conexões críticas entre a criosfera, as mudanças climáticas, o ciclo da água, a economia, o meio ambiente e a sociedade.

A professora, bióloga e especialista em gestão ambiental, Lilian Barbosa, afirma que as geleiras são os maiores reservatórios de água doce do planeta e estão derretendo aceleradamente devido a emissão de dióxido de carbono. “As plantas são as nossas maiores aliadas na diminuição do dióxido na atmosfera”, pontua.

Além das apresentações que demonstraram a importância dos cuidados ambientais, os estudantes executaram como parte prática do projeto a produção de mudas de plantas que podem ser cultivadas dentro e fora d’água e sortearam algumas aos participantes do evento – discentes e docentes.

Estiveram presentes na ação a coordenadora da campanha “Salve as Geleiras”, professora Lilian Barbosa, a diretora da unidade escolar, professora Katiane Meireles, o coordenador pedagógico, professor Gerson Torres, o diretor municipal de Meio Ambiente, Luiz Henrique Oliveira, e demais professores.