14/02/2020 às 10:59 - Saúde

A Prefeitura Municipal de Alvorada em parceria com o Hospital Referência de Alvorada (HRA) estão realizando coleta de sangue para cadastro de doadores de medula óssea no município. Uma iniciativa em conjunto com o Hemonúcleo, o ato contempla a campanha “Seja um Herói – Salve Vidas”.
    Os interessados em se inscrever no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) devem ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. A coleta ainda não é a doação da medula óssea, mas apenas o cadastro como possível doador. Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é realizada também a coleta simples de sangue para o teste de compatibilidade. Os testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. Os dados e os resultados são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.