Escolas de Alvorada tornam-se referência Estadual em Prêmio Gestão Escolar 2020 da DRE/Gurupi

16/12/2020 às 15:34 - Educação

Das 71 Escolas inscritas da Delegacia Regional de Ensino - DRE, a Escola Municipal Professora Filomena Rocha Soares, Escola Estadual Ana Maria de Jesus e Colégio Militar do Estado do Tocantins Adjulio Balthazar, estão entre as sete classificadas e indicadas para a fase estadual. O objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar as escolas que estão se empenhando na solução dos desafios impostos pelo afastamento social de forma criativa, inovadora e comprometida com a continuidade da aprendizagem dos alunos e do apoio aos professores e colaboradores.

O Prêmio Gestão Escolar é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e pela Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o objetivo de reconhecer práticas exitosas das escolas que, durante o período de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela crise sanitária.

Vale ressaltar que, em função do atual momento, a coordenação do PGE decidiu reconhecer práticas exitosas das escolas que, durante o afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia.

Portanto, a Escola Municipal Professora Filomena Rocha Soares, apresentou o projeto “Gestão Escolar em tempos de pandemia”, para realizar trabalhos desenvolvidos em técnicas aplicadas e atendimento aos alunos forma moderna em equipe.

“Acreditamos, sim, em um trabalho de gestão democrática com muita transparência e participação de todos. Essa classificação veio para consolidar um trabalho que foi desenvolvido há muito tempo e muitas portas ainda vão se abrir. A gente acreditou nesse trabalho porque foi diferenciado e feito para uma comunidade espetacular. O trabalho que realizamos está sendo fundamental nesse momento de pandemia”, Comentou a Diretora da Escola, Katiane Meireles.

“É uma alegria muito grande ver esse trabalho tão bonito que vem sendo feito na rede Municipal de Ensino, e ser reconhecido. Parabéns a todos da escola pelo esforço e determinação, principalmente em um ano tão difícil. Só temos a agradecer o bom exemplo porque é com bons exemplos assim que vamos continuar trabalhando e transformando a educação de Alvorada ”, comemorou o Secretária de Educação, Vera Tomasi.

Veja as escolas classificadas:

Escola Municipal Professora Filomena Rocha Soares – Alvorada

Escola Estadual Ana Maria de Jesus - Alvorada

Colégio Militar do Estado do Tocantins Adjulio Balthazar de Alvorada

Centro de Ensino Médio Bom Jesus – Gurupi

Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Presidente Costa e Silva - Gurupi

Escola Estadual Tarso Dutra - Cariri

Instituto Presbiteriano Araguaia – Gurupi

O Prefeito de Alvorada Paulo Antônio (DEM), comentou sobre a classificação e reconheceu os avanços na educação do município. “Os esforços da gestão escolar nesse momento tão difícil de enfrentamento da pandemia, de criar ações em parceria com a comunidade e com os estudantes para desenvolver um currículo utilizando as ferramentas disponíveis, sejam aquelas que a secretaria dispõe ou outras que dentro da realidade da escola é possível. Então isso mostra a escola cumprindo a sua missão não só educacional, mas também social em nossa cidade” Destacou o Prefeito.

O PGE 2020 buscou ainda identificar e disseminar práticas inovadoras na gestão escolar, reconhecer e valorizar escolas públicas que se destacam pela gestão competente, participativa e colaborativa, assim como valorizar a escola que trabalha como equipe, com corresponsabilidade na gestão, no ensino, na aprendizagem e na solução de problemas.