• INSTITUCIONAL
  • COVID-19

Dia do Indígena é Comemorado no CMEI Liomar de Souza Barros

20/04/2021 às 9:21 - Educação

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Liomar de Souza Barros, comemorou o “Dia do Indígena” no dia 19 de Abril de forma dinâmica e bastante divertida. E claro, respeitando todos os protocolos sanitários.  A unidade tem buscado maneiras de atrair as crianças através das atividades que possa despertar o interesse pelo estudo.

A Secretária de Educação Vera Tomasi, explica que o “Dia do Indígena” faz parte do calendário escolar nacional. “É uma data especial que tem o objetivo de valorizar o indígena e o seu papel em nossa história e cultura. Nossos educadores se preparam para garantir esses valores às crianças”, explicou a Secretária.

As professoras idealizadoras do projeto Eliene e Marlla, comentaram sobre a importância da data, e enfatizou que todo projeto são frutos de um trabalho em equipe, “O resgate é importantíssimo. As crianças precisam desse contato, mesmo que de forma indireta, para entender a riqueza cultural que os indígenas nos deixaram. Diversos aspectos estão presentes até hoje no nosso dia-a-dia, como por exemplo, através de palavras ou comidas típicas”, e nossa equipe tem se dedicado muito para superar esse momento difícil que estamos passando, comentou as professoras evolvidas.

Dia do Indígena (Dia dos Povos Indígenas): foi criado em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-lei 5.540. É comemorado em 19 de Abril, pois remete ao dia em que os delegados indígenas, representantes de várias etnias, se reuniram no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado em 1940.