Alvorada e Talismã Comemoram Dia da Árvore com Palestra em Parceria com Colégio Militar de Alvorada

21/09/2021 às 16:52 - Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Alvorada e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Talismã, promoveu palestra de educação ambiental em parceria com o Colégio Militar do Estado do Tocantins Adjulio Balthazar.

O 1° Tenente PM Delmar Bezerra, Diretor do Colégio Militar, fez a abertura e lembrou-se da importância de celebrar este dia “Queremos lembrar, no Dia da Árvore, da importância da preservação do nosso patrimônio natural, mas com uma ação efetiva, que vai perdurar ao longo de todo o ano e com impacto muito positivo por meios de nossas ações”, afirma o diretor, Delmar.

“Uma das principais finalidades é envolver a comunidade e enfatizar a importância da preservação das árvores, um dos maiores ícones representativos da natureza. Em relação às campanhas educativas focadas nos temas ambientais e de sustentabilidade já fazem parte do cotidiano das Secretárias, e claro, das ações escolares”, enfatizou Nilton Tavares, titular da Secretaria do Meio Ambiente de Alvorada.

Hoje poderia ser um dia apenas de celebrar essa data tão importante, mas devido o grande índice das queimadas, e nossa região e consequentemente no Estado do Tocantins, que ocupa o 7º lugar no ranking nacional em queimadas, não poderia deixar de enfatizar essas consequências feitas pelo o homem. Com isso, o Colégio Militar de Alvorada juntamente com as Secretarias de Meio Ambiente de Alvorada e Talismã, e a Coordenadoria da Defesa Civil, frisou, “a importância de preservar a natureza e falou sobre ás queimadas pode ser consideradas um crime ambiental conforme lei 9.605/98 além de causar sérios danos à vegetação natural do local, podendo representar risco à saúde da população devido à fumaça”, finalizou Nilton Tavares.

Para o Secretário de Meio Ambiente de Talismã e Coordenador da Defesa Civil, João Carlos Lopes, ressaltou que “A iniciativa visa conscientizar a população no que diz respeito à proteção e preservação da biodiversidade, com foco central na educação ambiental. Quando se trata desse trabalho direcionado à comunidade estudantil é por que queremos uma geração diferenciada nas questões ambientais”, destacou João Carlos.

A palestra foi realizada no período matutino e vespertino, e contou com a participação dos alunos do 5º ao 9º ano. Devido o período da pandemia o Colégio adotou algumas medidas e restrições, tais como; capacidade máxima de 50% dos alunos por sala e o uso de mascará é obrigatório no local.

Conscientização

Todos os anos são realizados campanhas para prevenção de queimadas no município. Na estiagem, entre junho e setembro aumenta a incidência de queimadas em função das condições climáticas.

Os principais fatores causadores de grandes incêndios em áreas urbanas ou de florestas estão associados a pequenas queimadas provocadas pelo homem. Entre as mais comuns está a queima de lixo, de restos de poda e capina a queimada para limpeza de terrenos e para a preparação para agricultura ou pastagem e até mesmo pontas de cigarro jogadas aleatoriamente.

Essa prática é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605/98).