Unidade Móvel de Saúde leva atendimento humanizado para a zona rural em Alvorada

03/12/2021 às 11:58 - Saúde

Com a proposta de ofertar atendimentos fora das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Unidade Móvel de Saúde de Alvorada percorre a zona rural com objetivo de oferecer consultas médicas e odontológicas, serviços de enfermagem e orientações.

Na ultima terça-feira (01), a Prefeitura de Alvorada, por meio da equipe da multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde, realizou atendimentos no P.A Fortaleza (Assentamento Estrela). Antes de iniciar os atendimentos foi realizado palestra sobre a importância da saúde bucal, orientações às mães de como cuidar da saúde bucal dos bebês e crianças, como também, são disponibilizadas informações referentes aos cuidados com a alimentação e controle da hipertensão.

De acordo com a secretária municipal de saúde, a Unidade Móvel também realiza testes rápidos, aferição da pressão arterial e avaliação da glicemia. “Nossa objetivo é levar uma saúde humanizada para todos os munícipes e elevar a cobertura da Atenção Básica. Dessa forma, o atendimento realizado na Unidade Móvel tem chegado às pessoas que moram distante de Unidades de Saúde em Alvorada. Em alguns casos, são realizados consulta e acompanhamento domiciliar pela própria equipe, além de entrega de kits de higiene bucal no atendimento odontológico”, frisou Thaynara de Melo.

A presença da Unidade Móvel possibilita um atendimento mais rápido e fácil, principalmente na zona rural, atendendo às demandas, fazendo marcações de exames, como também encaminhamentos para outras especialidades quando são necessários.

A equipe foi composta pelos profissionais Dr. Alano Odesto, realizando atendimento médico, também o Odontologista, Dr. Luan Augusto, da enfermeira, Ana Paula, assistente odontológica Nara Tavares, do Agente de Endemias Guilherme Souza, e da equipe administrativa da secretaria municipal de saúde.