O prefeito de Alvorada, Paulo Antônio, decretou na última quinta-feira, 28, que declara “Situação de Emergência” em Alvorada. A medida, de acordo com o documento, é justificada em virtude dos impactos que a longa estiagem causou no município.
O texto afirma que a situação de anormalidade é válida para as área que comprovadamente afetadas pelo desastre no município de Alvorada, e também autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de respostas ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Além disso, ficou autorizado a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, respeitando as orientações de segurança e os protocolos de de saúde vigente.
Para tomar a decisão o município ainda considera, além do baixo índice de chuvas, as altas temperaturas, que atingiram níveis elevados nos últimos meses de 2023, o que favoreceu o aumento significativo da evapotranspiração, que na prática é perda de água por evaporação do solo e transpiração das plantas.
Prefeitura de Alvorada
Secretaria de administração
Secretaria de agricultura
Secretaria de meio ambiente
Defesa civil
Administração Deus acima de tudo.