História da Cidade

A fundação de Alvorada deu-se em 1954, quando Jorge Figueiras, construiu no entroncamento para o garimpo de Formoso, lugar denominado “Cabeceira da Ema”, uma “Pensão” e uma “Casa Comercial”, tendo como vizinho a 2 km de distância o senhor Teotônio Rufino Segurado.

No ano seguinte (1955), Adjúlio Baltazar instalava o acampamento da RODOBRÁS, para a construção da Belém-Brasília – BR 153, transformando o pequeno aglomerado urbano em Povoado, com a denominação de “Alvorada”, lembrando o palácio de Brasília, como marco de fé no futuro da localidade.

Os três fundadores: Jorge Figueiras, Teotônio Rufino Segurado e Adjúlio Baltazar procederam ao loteamento de parte de suas terras pra estruturar a povoação, cortado ao meio pelo traçado da rodovia.

Com a inauguração da rodovia, cresceu bastante o movimento comercial e consequentemente vários melhoramentos ao nível da demanda da população. Em 28 de outubro de 1963, a Câmara Municipal de Peixe autorizou o distrito a pleitear sua emancipação política, e em 11 de novembro de 1963, Alvorada, tornou-se município, instalado oficialmente em janeiro de 1964.

Formação Administrativa:

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Alvorada, pela lei estadual nº 4862, de 11-11-1963, desmembrado de Peixe. Sede no atual distrito de Alvorada (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 2007.

Fonte: http://biblioteca.ibge.gov.br/.